Hipnose Clinica

voltar

Hipnose é um fenómeno natural da mente que acontece a todos, embora a grande maioria de nós dele não tenha consciência.
Quando estamos “focados” numa conversa, a assistir a um filme, a ler um livro, a escutar uma música ou até mesmo a conduzir, somos capazes de nos abstrair de tudo o que nos rodeia. Isto é transe hipnótico e acontece diariamente a cada noventa minutos!

Sendo um estado que se enquadra entre o sono e a vigília, descrito como uma agradável sensação de bem-estar, a hipnose não é dormir contrariamente ao que se possa pensar.

À pergunta frequentemente colocada se vai lembrar-se de tudo o que sucede quando está em transe hipnótico, eu costumo responder que tal como numa conversa habitual lembrar-se- á daquilo que for relevante.

Usada clinicamente, a hipnoterapia, através de sugestões verbais leva a pessoa a ficar relaxada, tranquila e cada vez mais calma. Assim, o lado mais analítico e racional vai-se esbatendo, permitindo-se a pessoa aceitar sugestões dadas pelo terapeuta sem nunca perder o controlo. Nada dirá ou fará que seja contrário ao seu sistema de crenças e convicções.

Com a mente consciente serenada a pessoa acede a recursos internos inconscientes, que lhe permitem ter uma nova visão sobre a situação que o levou à consulta.

Assim, a hipnose clinica ou hipnoterapia vai ajudá-lo a compreender que é dentro de si que está a capacidade de alterar aquilo que lhe provoca sofrimento, abrindo-lhe novos caminhos.

 “ … Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar…” (Yung)